terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Carne de Vitela

IMPORTANTE:
Antes de qualquer coisa: Esse é um post vegetariano. Você não é obrigado a ler, logo, não venha me chamar de "vegetariana chata" nos comentários depois. A escolha vai ser sua, não dê uma de "carnívoro chato".

Pra começar, o que é, na teoria, a carne de vitela? A Carne de Vitela é conhecida por ser clarinha, macia e muito saborosa.
Na prática? Como a maioria dos assuntos referentes à indústria da carne, o buraco é mais embaixo.
Pra começar, a carne de vitela é a carne do bezerro macho, que em seu primeiro dia de vida é separado da mãe e trancado em um cubículo, onde, sem poder se movimentar, também não cria músculos, deixando a sua carne macia.
Enquanto isso, suas mães passam semanas mugindo pelos seus filhotes, como é de se esperar de um ser que pensa, tem sentimentos e sente dor. Experimente separar uma mãe de seu filho recém-nascido...
Enquanto os bezerros estão nesses minúsculos estábulos, sem poderem nem ao menos se mexer, passam por um processo de ganho de peso, uma alimentação péssimo que, é claro, nunca vai substituir o leite materno.
Já descobrimos como a carne se torna macia, mas por que ela fica branca?
Simples, além de toda essa tortura também retiram o ferro do animal, fornecendo a quantidade necessária apenas para que ele não morra. Um animal morto = perda de dinheiro, e isso que rege o mundo.
Sendo direta: O bezerro fica ANÊMICO.
Mas tudo bem, ele é apenas um animal, não?
E olhe só que interessante, se algo no estábulo for feito de ferro, o bezerro começa a LAMBER o objeto, numa busca pela sobrevivência. Fora isso, alguns tentar comer o próprio excremento para suprir a falta de ferro. Mas deixar isso seria bondade demais, e alguns produtores colocam os filhotes sobre um ripado de madeira, fazendo os dejetos deles cairem em um piso de concreto no qual eles não tem acesso, afinal, não podem se mexer.
A alimentação deles? Líquida e suuuuper calórica. Inclusive, é o único líquido que eles tem acesso, fazendo com que comam mesmo quando tem apenas sede.
Pode piorar? Sempre.
Os animais são mantidos em plena escuridão, para que não entrem em desespero. Ah, que gesto bonito!
E nessa os bezerros ""vivem"" por 4 meses, até serem abatidos e irem parar no prato de alguém.

Sei que muitas pessoas encaram a carne como algo natural, questão de "evolução", cadeia alimentar, enfins. É opção de vocês e a unica coisa que posso fazer é dar informação, até porque não tenho a mínima intenção de me meter no estilo de vida de ninguém.
Mas entendam, comer bezerros que durante 4 meses ficam em cubículos, sem poder comer direito, sem poder se mexer, sem ver a mãe ou a LUZ DO SOL?
Isso não é opção, isso é crueldade. Pura crueldade.



O que você vê:

O que acontece:

Nenhum comentário: