quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Enquanto isso, no meu tarô diário...


"Integração


Mestre Osho começa esta carta dizendo que “o conflito está no homem”. A menos que seja resolvido ali, não poderá ser resolvido em nenhum outro lugar. O desafio político está dentro de você; ele acontece entre as duas partes da mente.

Há uma ponte muito pequena. Se essa ligação for rompida por algum acidente, por algum defeito fisiológico ou por alguma outra razão, a pessoa fica dividida: ela se tornará duas pessoas e o fenômeno da esquizofrenia ou personalidade dividida se manifestará. Se a ponte for rompida - e é uma ponte muito frágil - você se transformará em dois, passará a agir como duas pessoas. Pela manhã você é muito amável, uma pessoa encantadora; à tarde, estará muito bravo, completamente diferente. Você não irá lembrar-se de como foi de manhã... e como poderia lembrar-se? Era uma outra mente que estava funcionando porque a pessoa se transforma em duas pessoas.

Se esta ponte for fortalecida o bastante para que as duas mentes deixem de ser duas e se tornem uma só, então, acontecerá a integração, a cristalização. Aquilo que George Gurdjieff costumava chamar de cristalização do ser é apenas a transformação dessas duas mentes em uma só, o encontro do masculino com o feminino dentro de nós, o encontro do yin e do yang, o encontro do esquerdo com o direito, o encontro da lógica com o ilógico, o encontro de Platão com Aristóteles.

No comentário da carta o mestre diz: “A imagem da integração é a união mística, a fusão dos opostos. Este é o movimento de comunicação entre dualidades das vidas anteriormente vivenciadas. Em vez da noite opondo-se ao dia, a escuridão suprimindo a luz, as polaridades estarão trabalhando juntas para criar um todo unificado, transformando-se ininterruptamente uma na outra, cada qual contendo a semente do seu oposto no seu âmago mais profundo.”

Observe bem a carta e entenda os símbolos que ela contém: “A águia e o cisne são ambos seres alados e majestosos. A águia é a encarnação do poder e da solicitude. O cisne é a corporificação do espaço e da pureza, flutuando e mergulhando com suavidade no elemento das emoções, totalmente satisfeito e realizado em sua perfeição e beleza.

Nós somos a união da águia com o cisne: macho e fêmea, fogo e água, vida e morte. A carta da integração é o símbolo da autocriação, da vida nova e da união mística, conhecida também como alquimia”."


Ééé, vamos ver qual conclusão tirar disso daí. :)

Nenhum comentário: